Echo, echo, echo(...)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sobre o comentário do comediante sacana.


O que o carioca tanto deplorou na “brincadeirinha” feita por esse conhecido e decadente comediante – e talvez não deplorasse tanto se o comentário feito pelo “Homem Bicentenário” fosse direcionado, diretamente, a qualquer outro lugar que não o Rio de Janeiro – talvez seja o fato de – como disse Armando Moya – haver “mexido com algo que o carioca tem demais: o orgulho.”
Mas, senhores, mais grave que uma piada infame é a forma como conduzimos as coisas em nosso dia-a-dia: nosso senso crítico (se é que um dia o tivemos) está de mal a pior; a fama de explorar nossas mulheres corre mundo a fora; o trafico de drogas é cada vez mais intenso e o consumo de substâncias ilícitas pode ser constatado em plena luz do dia pelas esquinas de muitas de nossas cidades; a violência gratuita e os freqüentes roubos em horários diversos impressionam a nós mesmos, imaginem aos que vêm visitar o país; os governantes parecem estar numa ausência total de posicionamento quanto à isso tudo, fazendo com que nossa jornada cotidiana seja ainda mais penosa.
Infelizmente, as pessoas confundem suas ideologias ao manifestar suas opiniões quanto a essa verdade incômoda. Ora, o que é o dia do Brasil na França? Nada mais que um show de belas mulatas “pra gringo babar” sobre o que deveria ser um evento de orgulho e respeito. E se já não havia limites para que o pensamento sobre nós fosse tão frustrante, depois da tal globalização parece que tudo piorou.
Não é de coerência, portanto, essa paixão sem limites por “um país de ordem e progresso com suas cidades maravilhosas,” que possue um histórico tão devastador quanto à piada sem graça de uma pessoa que também passou e passa por problemas, não tendo, então, respaldo moral para julgar o problema dos outros.
Via de regra, senhores, mesmo com tristeza no coração e ego ferido por haver nascido e morar num lugar que é alvo de sarcasmo e constantemente tendo seu valor real diminuído, prefiro aceitar o compromisso de dar o melhor de mim em prol do que acredito que possa contribuir para reverter esse processo perigoso de deteriorização a que estamos expostos desde o berço.
Estou despertando, senhores. Quero que vocês despertem também desse estado decadente, para que possamos deixar de nos ajoelhar e cair. Para que um dia possamos contar com nossa própria justiça, força, coragem e honra. Para que cada um de nós possa dizer: afinal, abro os olhos!
A consciência plena do que está acontecendo conosco já seria um começo.

Obs.:“Espero que ela (Oprah) não esteja chateada de perder as Olimpíadas. Chicago enviou Oprah e Michelle. O Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó. Não foi justo”-Robin Williams.

Obs.: Na foto “Patch Adams”: o ator também teve seus momentos com a cocaína.

2 comentários:

  1. A maior contribuição do Brasil para a humanidade é mulata. Temos que assumir de vez nossa vocação. Formamos uma raça a parte nos trópicos. Saiu uma criatura linda e deslumbrante. É o nosso melhor.
    Se a gente assumisse que esse é um pais de putas, sem moralismo, sem hipocrisia, acho que a gente podia caminhar pra frente. Gasta-se uma energia enorme negando o óbvio. E que mal há nisso? Melhor que a vocação bélica, fundamentalista, invacionista, atomista, nuclearista dos malucos por ai.
    Ziriguidum, Balacobaco, telecoteco!

    ResponderExcluir
  2. Não concordo que devamos aceitar que vivemos num país de putas. Sou mulher e não gosto quando gringo já chega querendo passar a mão – e olhe que nem mulata eu sou.
    Concordo, sim, é em ligar nosso botão de auto-crítica e fazer algo quanto a essa nossa realidade. E não acho que devamos usar como modelo de comparação, para parecermos “melhores”, lugares com uma cultura liberal, ou com vocação para as armas (no amplo sentido da palavra). Acho que temos potencial para mais que isso.

    ResponderExcluir